4um
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

Obesidade nas Crianças

4 participantes

Ir para baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

1Obesidade nas Crianças Empty Obesidade nas Crianças Seg Jan 11, 2010 3:31 pm

Skyne

Skyne

Obesidade nas Crianças Member20

Obesidade nas Crianças


Obesidade nas Crianças QHSnuTNY6yWU750eFhin


Crianças com excesso de peso são obesas segundo modelo da OMS
Algumas crianças entre os dois e os cinco anos classificadas com excesso de peso pelas curvas de crescimento usadas em Portugal já seriam consideradas obesas se fossem avaliadas pelos novos critérios da Organização Mundial de Saúde.
Portugal utiliza tabelas de curvas do crescimento - que definem o crescimento do peso e do comprimento/estatura das crianças e adolescentes e constam do boletim dado aos pais logo após o nascimento da criança - que foram consideradas «inadequadas» pela OMS.

António Guerra, pediatra e professor da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, debruça-se há anos sobre esta matéria e escreveu recentemente um artigo na Acta Pediátrica Portuguesa em que defende a adopção das novas curvas da OMS pela Direcção-Geral da Saúde (DGS).

O especialista destaca, nas novas curvas, a possibilidade de se monitorizar logo desde o nascimento a evolução do Índice de Massa Corporal (IMC), consensualmente aceite como um excelente índice nutricional para o diagnóstico de excesso de peso e da obesidade.

Em Portugal, esse registo só é possível após os dois anos, embora o período anterior corresponda a uma fase de «grande vulnerabilidade à ocorrência de adiposidade excessiva», disse.

Para António Guerra, com as actuais curvas, há «o risco de serem caracterizadas como portadoras de excesso de peso crianças pré-escolares que já são obesas e como eutróficas (normal estado de nutrição) crianças já portadoras de excesso de peso».

«A prevenção da obesidade é monitorizada com mais rigor com as novas curvas da OMS», sublinha o pediatra.

Um aspecto «determinante» nas novas curvas prende-se com o facto de «as curvas da OMS terem sido construídas com base na avaliação do estado de nutrição de lactentes alimentados exclusivamente com leite materno nos primeiros quatro a seis meses de vida».

Recordando que o leite materno é reconhecido cientificamente como «o melhor alimento», António Guerra afirmou que «as crianças com leite materno crescem de modo diferente das que são alimentadas com leite artificial e têm marcadores metabólicos distintos, sobretudo no primeiro ano de vida».

Por esta razão, «o que faz sentido é usar curvas de crianças que foram alimentadas com leite materno», defendeu, tal como é preconizado no novo modelo.

«As crianças que são alimentadas com leite natural aumentam mais de peso nos primeiros três a quatro meses de vida e depois têm, quando comparadas com as curvas actuais, uma falsa desaceleração».

Esta desaceleração pode ser interpretada como devida à baixa produção de leite da mãe, «levando a um início precoce da diversificação alimentar ou a uma desnecessária suplementação com leite industrial», explicou.

«As duas situações associam-se a um maior risco de obesidade», sublinhou.

No seu artigo na Acta Pediátrica Portuguesa, António Guerra é peremptório: «As novas curvas da OMS são da maior relevância para uma avaliação mais correcta do crescimento e constituem assim um precioso instrumento para a monitorização do estado de saúde e de nutrição do lactente e da criança com implicações a longo prazo no estado de saúde das populações».

Contactada pela agência Lusa, a pediatra Leonor Sassetti, consultora da Direcção-Geral da Saúde (DGS), disse que este organismo está «atento» à questão e a reunir elementos para «tomar uma decisão adequada» em relação às novas curvas da OMS.

Escusando-se a revelar se Portugal está inclinado para a adopção do novo modelo, Leonor Sassetti sublinhou que «o importante é usar as curvas» de crescimento.

«É melhor usar curvas não tão boas do que não usar nenhumas», afirmou, reforçando a ideia: «Ter umas curvas adequadas é importante, mas usá-las ainda é melhor».


!OO

2Obesidade nas Crianças Empty Re: Obesidade nas Crianças Seg Jan 11, 2010 5:53 pm

Gilok's

Gilok's

Obesidade nas Crianças Adminy10

OMG! Coitados... tipo ser gordo ou não ser pode ser determinado com o gene e por isso é que muitas vezes as pessoas podem comer normalmente mas engordam o dobro em quanto os outras nem engordam!

https://4-um.forumeiros.com

3Obesidade nas Crianças Empty Re: Obesidade nas Crianças Ter Jan 12, 2010 4:55 pm

Beta

Beta

Obesidade nas Crianças Member16

Pah as pessoas obesas também não fazem nada para emagrecer mas se querem continuar a ser " obesas " e se orgulham por isso olha que peguem no frigorifico e enfiem-no pela boca a baixo xD

4Obesidade nas Crianças Empty Re: Obesidade nas Crianças Ter Jan 12, 2010 11:59 pm

ღmartáá

ღmartáá

Obesidade nas Crianças Modera11

Nao é assim tao facil beta

http://martacarribeiro.hi5.com

5Obesidade nas Crianças Empty Re: Obesidade nas Crianças Qua Jan 13, 2010 6:06 am

Gilok's

Gilok's

Obesidade nas Crianças Adminy10

Comcordo, eu sou uma bolinha e bem que queira emagreser não consigo!

https://4-um.forumeiros.com

6Obesidade nas Crianças Empty Re: Obesidade nas Crianças Qua Jan 13, 2010 10:50 am

Beta

Beta

Obesidade nas Crianças Member16

Porque andas sempre " oh beta da-me um chocolate oh beta quero uma goma " enfim... se tu queres emagrecer tens que meter na moca que QUERES EMAGRECER e se tiveres força de vontade juro-te que emagreces GIL

7Obesidade nas Crianças Empty Re: Obesidade nas Crianças Qua Jan 13, 2010 11:54 am

ღmartáá

ღmartáá

Obesidade nas Crianças Modera11

e ele pode comer um chocolate de vez enquando nao é isso que o vai fazer deixar de emagresser....


Obsidade é kilos mas kilos a mais e as pessoas nao podem deixar de se alimentar para ser bonitas e perfeitas ate porque sem comer morrer, o chocolate faz bem da energia, tem é de fazer um plano com pratos especiais e essas coisas nao acontecem de um dia para o outro podem demorar anos, para ajudar existem os nutricionista, para te fazer um plano alimentar a teu agrado é claro que todos podemos comer certos doces por dia mas em pequenas quantidades... ou melhor em quantidades nao exageradas.


Mas eu nao sou a pessoa mais indicada para falar de alimentaçao porque tenho a pior do mundo!

http://martacarribeiro.hi5.com

8Obesidade nas Crianças Empty Re: Obesidade nas Crianças Qua Jan 13, 2010 12:10 pm

Skyne

Skyne

Obesidade nas Crianças Member20

OMG

ha formas de amagrecer muitos eficases, mas sao muito caras pois é cortar o estomago para consumir menos. muitas vezes as crianças sao obesas porque os seus pais tambem sao pois comem demasia. abituaram lhes a comer muito o que fez o estomago alargar e assim pode encher a mula com mais frequencia tipu podem comer 8vezes ao dia e ainda teem fome...

9Obesidade nas Crianças Empty Re: Obesidade nas Crianças Qua Jan 13, 2010 12:12 pm

ღmartáá

ღmartáá

Obesidade nas Crianças Modera11

Sim mas eu prefiro ocurrer aos metodos que para mim sao mais saudaveis, esses vejo para casos onde podemos dizer ''impossiveis''

http://martacarribeiro.hi5.com

Conteúdo patrocinado



Ir para o topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Tópicos semelhantes

-

» Crianças sem óculos 3D

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos